Localizando a nascente número 01 de Indaiatuba

Nascente 01Expedição Mapear – Localizando a nascente número 01 de Indaiatuba

Segundo levantamento disponibilizado pelo SAAE, possuímos cerca de 893 nascentes hídricas no município, das quais 120 pontos de descarga de águas subterrâneas foram selecionados, considerados ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL e sancionados por lei.

As nascentes são demarcadas por coordenadas geográficas e identificadas por números.
MAPEAR INDAIATUBA saiu em busca da “NASCENTE NÚMERO 01” do município, localizada na posição mais a sul de todas as 120 Áreas de Proteção Ambiental (APA).

Ela é protegida como APA Municipal nº 01, pelo Código Florestal Brasileiro, sendo considerada APP (Área de Preservação Permanente) e por decreto estadual situando-se na área da APA CABREÚVA.

A nascente n. 01 é PERENE, ou seja, manifesta-se todo o ano, embora sua vazão possa ser reduzida no período de seca, em nosso inverno de pouca pluviosidade. Apresenta-se com uma VEREDA, formada por várias nascentes espalhadas de modo difuso, numa área de afloramento; na verdade é uma área com vários pontos de descarga. Pode ser classificada com uma nascente fixa, pois sua posição não muda conforme a estação mais chuvosa (verão Indaiatubano) ou mais seca (inverno Indaiatubano).

Esta Nascente marca o início de 02 córregos de primeira ordem que, juntos, formam o Ribeirão da Ponte Alta, que descarrega suas águas no Ribeirão da Grama e por fim no Piraí. Estes corpos hídricos descarregarão suas águas no futuro RESERVATÓRIO DO PIRAÍ, que será mais de 10 vezes maior que o reservatório do Mirim, localizado entre os Municípios de Salto e Itu com previsão para prover água para o consumo das cidades de Indaiatuba, Cabreúva, Salto e Itu.

A APA Cabreúva tem, entre outras atribuições, a finalidade de preservar a área de manancial do futuro reservatório do Piraí.

O CAMINHO do Mapear até a Nascente 01 teve início na estrada Municipal José Boldrini (Estrada Itupeva) que leva ao ponto mais a norte da APA Cabreúva, próximo ao eucaliptal com o cruzamento da Alameda Grama Videiras; derivamos a Oeste por este caminho de terra acompanhando os limites da APA Cabreúva entrando na Alameda Comendador Santoro Mirone (Estrada Cabreúva), cruzando o Lago Itaboraí e entrando finalmente na área da APA Cabreúva.

Seguimos por alguns quilômetros com o Ribeirão da Ponte Alta a nossa esquerda, até chegarmos próximos aos limites dos municípios de Indaiatuba, Itu e Itupeva, e localizamos a área florestal que marca a nascente. Não foi necessário adentrar muito na mata e já era possível ver afloramentos de água para todo o lado, olhos d’água saindo das pedras, nascentes no chão, por toda a parte.

O local é remanescente de Cerrado no município, e as áreas por onde os cursos d´água correm são em geral protegidos por Mata Ciliar.

Achar a APA Nº 01 em ótimas condições, com toda a sua proteção ciliar, e poder compartilhar a beleza desta região com os leitores do MAPEAR Indaiatuba foi uma grata alegria de nosso grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *